MODALIDADES DIDÁTICAS DE
LEITURA
Leitura
Diária ou Semanal (1vez por
semana)
Finalidades: Para trabalhar com a constituição da
necessidade de ler regularmente, com diferentes finalidades, em especial, para
informar-se a respeito de atualidades e temas relevantes para a vida cidadã ou
assuntos em desenvolvimento e estudo em aula. Trata-se de instituir um dia fixo
na semana, no qual se leia em determinado horário. Os leitores podem ser tanto
o professor quanto os alunos, se o tema for socializado e combinado
previamente. São as atividades permanentes de leitura.
Foco: comportamento leitor
Leitura Colaborativa (2 OU 3 vezes por semana)
Finalidades: trabalhar com as capacidades de leitura,
estudando o texto coletivamente, por meio de leitura que mobilizem nos alunos
capacidades (estratégias) de leitura necessárias para a construção da sua
proficiência. A ideia é que a explicitação dos modos de obter informação para
responder as perguntas, tornem observáveis as estratégias que cada um utiliza
para significar o texto, possibilitando a apropriação dessas estratégias por
quem ainda não as construiu.
Foco: proficiência
Ex: leitura
mediada pelo professor em diferentes áreas
Leitura
Programada (2 vezes pos semana)
Finalidade: Trabalhar com a ampliação da proficiência
dos alunos no que se refere à leitura de textos mais extensos, programando a
leitura parte a parte. A partir da leitura prévia de cada parte, a professora
promove a discussão coletiva das mesmas, ensinando procedimentos de recuperação
da parte lida anteriormente. O trabalho de discussão compreende também a
mobilização de capacidades de leitura para a atribuição de sentido ao texto,
considerando suas características mais específicas.
Foco: proficiência / professor trabalha em
diferentes áreas.
Ex: Leitura para
estudar
Leitura em
voz alta feita pelo professor
(5 vezes por semana)
Finalidades: Algumas finalidades: explicitar ao aluno –
por meio da fala do professor - comportamentos de leitor (critérios de escolha
e apreciação das obras, por exemplo; recursos que utilizou para a escolha do
texto – autor, gênero, editora, ilustrações, entre outros); possibilitar aos
alunos que não lêem o contato com textos em linguagem escrita de boa qualidade;
possibilitar aos alunos contato com textos que não escolheriam de maneira
independente; ampliar repertório de leitura.
Foco: comportamento leitor
Ex: Textos literários
– que o aluno não leria sozinho
Leitura em voz alta realizado pelo aluno
Atividade
que permite o trabalho com os aspectos relativos à oralização de texto escrito
como dicção, entonação, dramatização, entre outros. È preciso que aconteça em
um contexto no qual oralizar texto escrito faça sentido. Para tanto, recorrer
às situações enunciativas nas quais essa capacidade é solicitada: ler discurso
em cerimônia de encerramento de ano letivo, de comemoração, ler textos em
saraus literários, ler textos vários, em voz alta, para gravar CD de divulgação,
anunciar, em supermercado, produtos e promoções, entre outras.- objetivo claro
para essa leitura em voz alta – para o aluno
Foco:
comportamento leitor
Leitura de Escolha Pessoal (1vez por
semana)
Finalidade: Possibilitar aos alunos a
escolha de obras que contemplem suas preferências pessoais, permitindo que o
professor tenha uma referência do tipo de leitura que já é da competência
autônoma dos alunos.
Foco:
comportamento leitor
Leitura Individual com questões para interpretação escrita
Finalidades: Trata-se de atividade que permite ao professor analisar qual é a proficiência
autônoma de seu aluno em relação às capacidades de leitura que deverão ser
mobilizadas para responder as questões propostas. Não se trata, portanto, de
atividade que permita intervenção processual na leitura, mas verificação de
competência já constituída. É importante focalizar que a compreensão do aluno
será traduzida na escrita, o que requer a utilização de uma proficiência
diferente, que é a de produzir textos.
Foco:
proficiência leitora
O
professor não deve ajudar no processo de leitura
Roda de leitores (1vez por
semana)
Finalidade: Possibilitar a socialização das leituras realizadas de maneira
independente, com a finalidade de observar comportamentos leitores já
construídos pelos alunos e, ao mesmo tempo, ampliar seu repertório por meio da
explicitação dos comportamentos de todos.
Foco:
comportamento leitor
Atividades sequenciadas de leitura
Finalidade: Possibilitar o estudo de determinado tema por meio de uma sequência de
atividades que preveem a leitura de textos com grau crescente de ampliação e/ou
aprofundamento de informações.
Foco:
proficiência – leitura boa para projetos e sequencias.
Muito satisfatório esse conteúdo.
ResponderExcluirTem que ser mas organizado
ResponderExcluirPorque não intendi muita coisa
Pô Pô exemplo a organizaçao de cada um desses elementos
Ex elemento 1: conteúdo.........
Elemento 2:conteúdo........
Mas esse site e top só falta algumas mudanças❤
*Fica a dica*👍👍👍👐
Ótimo os temas abordados sobre a leitura e suas práticas.
ResponderExcluir