OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

terça-feira, 18 de junho de 2013

MODALIDADES DE LEITURA



MODALIDADES DIDÁTICAS DE LEITURA

Leitura Diária ou Semanal (1vez por semana)
Finalidades: Para trabalhar com a constituição da necessidade de ler regularmente, com diferentes finalidades, em especial, para informar-se a respeito de atualidades e temas relevantes para a vida cidadã ou assuntos em desenvolvimento e estudo em aula. Trata-se de instituir um dia fixo na semana, no qual se leia em determinado horário. Os leitores podem ser tanto o professor quanto os alunos, se o tema for socializado e combinado previamente. São as atividades permanentes de leitura.
Foco: comportamento leitor

Leitura Colaborativa (2 OU 3 vezes por semana)
Finalidades: trabalhar com as capacidades de leitura, estudando o texto coletivamente, por meio de leitura que mobilizem nos alunos capacidades (estratégias) de leitura necessárias para a construção da sua proficiência. A ideia é que a explicitação dos modos de obter informação para responder as perguntas, tornem observáveis as estratégias que cada um utiliza para significar o texto, possibilitando a apropriação dessas estratégias por quem ainda não as construiu.
Foco: proficiência
Ex: leitura mediada pelo professor em diferentes áreas

Leitura Programada (2 vezes pos semana)
Finalidade: Trabalhar com a ampliação da proficiência dos alunos no que se refere à leitura de textos mais extensos, programando a leitura parte a parte. A partir da leitura prévia de cada parte, a professora promove a discussão coletiva das mesmas, ensinando procedimentos de recuperação da parte lida anteriormente. O trabalho de discussão compreende também a mobilização de capacidades de leitura para a atribuição de sentido ao texto, considerando suas características mais específicas.
Foco: proficiência / professor trabalha em diferentes áreas.
Ex: Leitura para estudar

Leitura em voz alta feita pelo professor (5 vezes por semana)
Finalidades: Algumas finalidades: explicitar ao aluno – por meio da fala do professor - comportamentos de leitor (critérios de escolha e apreciação das obras, por exemplo; recursos que utilizou para a escolha do texto – autor, gênero, editora, ilustrações, entre outros); possibilitar aos alunos que não lêem o contato com textos em linguagem escrita de boa qualidade; possibilitar aos alunos contato com textos que não escolheriam de maneira independente; ampliar repertório de leitura.
Foco: comportamento leitor
Ex: Textos literários – que o aluno não leria sozinho

Leitura em voz alta realizado pelo aluno
Atividade que permite o trabalho com os aspectos relativos à oralização de texto escrito como dicção, entonação, dramatização, entre outros. È preciso que aconteça em um contexto no qual oralizar texto escrito faça sentido. Para tanto, recorrer às situações enunciativas nas quais essa capacidade é solicitada: ler discurso em cerimônia de encerramento de ano letivo, de comemoração, ler textos em saraus literários, ler textos vários, em voz alta, para gravar CD de divulgação, anunciar, em supermercado, produtos e promoções, entre outras.- objetivo claro para essa leitura em voz alta – para o aluno
Foco: comportamento leitor

Leitura de Escolha Pessoal (1vez por semana)
Finalidade: Possibilitar aos alunos a escolha de obras que contemplem suas preferências pessoais, permitindo que o professor tenha uma referência do tipo de leitura que já é da competência autônoma dos alunos.
Foco: comportamento leitor

Leitura Individual com questões para interpretação escrita
Finalidades: Trata-se de atividade que permite ao professor analisar qual é a proficiência autônoma de seu aluno em relação às capacidades de leitura que deverão ser mobilizadas para responder as questões propostas. Não se trata, portanto, de atividade que permita intervenção processual na leitura, mas verificação de competência já constituída. É importante focalizar que a compreensão do aluno será traduzida na escrita, o que requer a utilização de uma proficiência diferente, que é a de produzir textos.
Foco: proficiência leitora
O professor não deve ajudar no processo de leitura

Roda de leitores (1vez por semana)
Finalidade: Possibilitar a socialização das leituras realizadas de maneira independente, com a finalidade de observar comportamentos leitores já construídos pelos alunos e, ao mesmo tempo, ampliar seu repertório por meio da explicitação dos comportamentos de todos.
Foco: comportamento leitor

Atividades sequenciadas de leitura
Finalidade: Possibilitar o estudo de determinado tema por meio de uma sequência de atividades que preveem a leitura de textos com grau crescente de ampliação e/ou aprofundamento de informações.
Foco: proficiência – leitura boa para projetos e sequencias.

3 comentários:

  1. Tem que ser mas organizado
    Porque não intendi muita coisa
    Pô Pô exemplo a organizaçao de cada um desses elementos
    Ex elemento 1: conteúdo.........



    Elemento 2:conteúdo........

    Mas esse site e top só falta algumas mudanças❤

    *Fica a dica*👍👍👍👐

    ResponderExcluir
  2. Ótimo os temas abordados sobre a leitura e suas práticas.

    ResponderExcluir