PROJETO
PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE
I – DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Escola: Maria Raimunda Balbino
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental I
Clientela Alvo: Alunos do 1º ao 5º ano e comunidade local.
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental I
Clientela Alvo: Alunos do 1º ao 5º ano e comunidade local.
Período de execução: Durante
todo o ano letivo de 2012.
II – JUSTIFICATIVA
O Projeto
“Preservando o Meio Ambiente” visa Explicitar
a importância da Educação Ambiental cuja proposta filosófica é o resgate de
valores éticos, estéticos, democráticos e humanísticos. Ela parte de um
princípio de respeito pela diversidade natural e cultural que inclui a
especificidade de classe, etnia e gênero. A Educação Ambiental apóia-se no
principio de redefinir as relações entre a sociedade e a Natureza, a fim de
melhorar a qualidade de vida, propondo a transformação do sistema de produtivo
e do consumismo em uma sociedade baseada na solidariedade, efetividade e
cooperação, entre o governo, as empresas e a sociedade civil, todos estão
envolvidos direta ou indiretamente com tema, devido a importância do assunto.
Ao longo da história da evolução do homem não houve período em que este não
causasse impacto ao seu ambiente. Desde a pré-história, segundo a
paleontologia, nossa espécie vem causando o desaparecimento de outras, a fim de
garantir sua própria sobrevivência.
A
aceleração do ritmo dos impactos ambientais começa no século XIX. A segunda
metade desde século é marcada por vários fatos econômicos e sociais, que tiveram
grande influência no desenvolvimento posterior da sociedade humana.
Os
últimos quarenta anos foram de grande crescimento de todos os sistemas
econômicos em todo mundo. O crescimento dos mercados consumidores provocou o
aparecimento de novos rumos industriais, como a indústria eletrônica e de
informática. A indústria química e farmacêutica, sempre apoiada em grandes
investimentos em pesquisas, desenvolveu novas substâncias. Utilizadas desde a
conservação dos produtos na indústria alimentícia até o combate de doenças que
até recentemente assolavam grandes populações, principalmente nos países pobre.
A medicina preventiva e a vacinação em massa, diminuindo a taxa de mortalidade,
foram os resultados diretos do aumento da oferta de medicamentos e do
desenvolvimento tecnológico também ocorrido no setor médico. Na agricultura,
aumentam os volumes de safra, que durante milhares de anos vem
acompanhando a humanidade.
Como se
ver a utilização do meio ambiente é imprescindível para nossa sobrevivência, no
entanto, ocorrem os abusos, isto é, nem sempre o homem utiliza o ambiente para
promover o bem comum, na maioria das vezes a utilização e degradação do
ambiente ocorrem apenas para o enriquecimento de pessoas ligadas a indústrias
ou outros ramos do comércio.
Diante do
exposto A escola de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino elaborou o
Projeto “Preservando o Meio Ambiente” por acreditar que as mudanças
somente ocorrerão por meio da escola. A educação é a base para o desenvolvimento
de qualquer país. Por meio da educação os seres humanos adquirem subsídios para
exigir seus direitos e cumprir com os seus deveres, ou seja, podem exercer o
seu papel de cidadão. É por meio da participação cidadã que faz fluir, algumas
alternativas para dirimir os problemas ambientais e consequentemente a melhoria
da convivência em sociedade e com a natureza.
III -
OBJETIVO GERAL
- Trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos inerentes ao entendimento do que é Meio Ambiente e suas especificidades. Enfatizando a necessidade para esta e para futuras gerações de preservar o ambiente, com vista à manutenção dos fatores bióticos e abióticos que formam os ecossistemas formadores da biosfera de nosso Planeta. A compreensão da relação cíclica dos seres: produtores, consumidores e decompositores, qualquer quebra de um elo configura-se em perda do equilíbrio ecológico.
IV -
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estabelecer relações entre seres vivos de um mesmo meio ambiente, observando os papéis ecológicos de plantas, animais e fungos e descrevendo esses seres vivos.
- Identificar relações entre água, solo, seres vivos e calor, considerando as ações humanas e valorizando a preservação ambiental;
- Situar o planeta Terra no Sistema Solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica valorizando a preservação dos recursos naturais;
- Resolver problemas com dados recolhidos de informações e apresentados de forma organizado, por meio da elaboração de tabelas, e interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;
- Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações relativas á exposição de conhecimento sobre o tema em estudo.
Questionamentos
para reflexão
- Quando se fala em preservação do ambiente estamos nos referindo não apenas em colocar o lixo em vasilhames adequados, mas assegurar as convivências democráticas, sustentável e harmônica dos seres humana entre si e com o ambiente. Propiciando a manutenção da vida de todos os seres que habitam esse planeta, pois, até os vermes, fungos e bactérias contribuem para a continuidade da vida no planeta.
- Muito se fala em preservação do meio ambiente, no entanto a cada ano se devasta, se queima, e desmatam cada vez mais. Será que as campanhas promovidas pela mídia não são suficientes para que ocorra a conscientização em massa dessa problemática? E as escolas o que estão fazendo para propiciar a conscientização aos membros da comunidade escolar? Algo está errado o que precisamos fazer para chamar atenção das pessoas para esse tema de singular importância para todos? Que tipo de conteúdos estão nas entrelinhas e que necessitam serem discutidos e analisados pelos alunos, professores e familiares?
- O que é preciso trabalhar com os alunos no sentido de haver um despertamento geral para a problemática supracitada? Que tal esquecer tudo o que aprendemos até hoje e começar tudo de novo? Poderemos ver o ambiente de forma interdisciplinar, ou seja, aprender um pouco em Português, em Ciências, história, Geografia, Matemática, educação Religiosa, Educação Física e até em Arte. Acredito que dessa forma o aprendizado se solidificará e tornará significativo para todos, o que oportuniza a construção da formação de sujeitos críticos e adoção de práticas transformadoras que vise a preservação do meio ambiente e manutenção da vida no planeta.
V - METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido
partindo sempre da realidade do educando, valorizando seu papel ativo no
sentido de buscar informação a partir de instrumentos como: pesquisas,
palestras, passeios, registros de observação e outras atividades que estarão
distribuídas da seguinte forma:
-
Conversação entre alunos e professores sobre os tipos de ambientes os quais
convivemos e como se pode colaborar para melhorar as condições ambientais de
cada espaço habitado.
-
Explicar que o ambiente é um bem coletivo, portanto todos devem cuidar do
espaço onde habitam para que as demais pessoas possam usufruir e beneficiar-se
desse bem;
-
Reflexão, por meio de variados tipos de texto e gêneros, sobre a importância e
preservação das condições de vida do planeta; assim como as conseqüências que
sofremos quando não cuidamos de modo adequado do lugar onde vivemos;
- Adoção
de uma postura crítica, por parte das pessoas envolvidas no projeto, que
contribua para melhoria da qualidade de vida de todos os seres que habitam o
planeta;
- Quando
cada um faz sua parte não há espaços para o aparecimento de endemias e/ou
epidemias. (explicitar quais as doenças que mais atingem a população acreana)
VI -
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Período de realização
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Meses
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Etapas
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Março
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abril
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maio
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junho
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Julho...
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dez
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Elaboração
do projeto
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Execução
do projeto
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aplicação
do Projeto
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Conclusão
do Projeto
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Avaliação
do Projeto
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VII
- CULMINÂNCIA:
Durante toda a execução do projeto será realizada exposições dos trabalhos
realizados pelos alunos (mural de textos de gêneros variados e, concurso de
cartazes, panfletos, exposições de painéis contendo trabalhos artísticos,
dramatizações, passeatas, etc.).
VIII
- AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma continua, acompanhando todo o processo
ensino-aprendizagem, observando e registrando o envolvimento dos alunos em
todas as etapas do projeto.
BIBLIOGRAFIA:
1- Orientações Curriculares
para o Ensino Fundamental - Caderno 01 4º Ano. Rio Branco, AC.: SEE,
2009.
2- Orientações Curriculares
para o Ensino Fundamental - Caderno 01 5º Ano. Rio Branco, AC.: SEE,
2009.
3- Curso a Natureza da
Paisagem – Energia: Recurso da Vida/ Brasília - DF/2005
Cursistas: Dacilene de O. Albuquerque,
Alcilene Maia, Alice da C. e silva
Tutora: Luzirene Freire
Tutora: Luzirene Freire
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