OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

domingo, 29 de julho de 2012

Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


O currículo é de acordo com o Dicionário Interativo da Educação Brasileira, um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Assim podemos dizer que, currículo é um guia, um instrumento muito importante para orientar a prática pedagógica. Não compreende apenas as matérias ou os conteúdos do conhecimento, mas também sua organização e seqüência adequadas, bem como os métodos que permitem um melhor desenvolvimento dos mesmos e o próprio processo de avaliação. O currículo escolar deve considerar o referencial curricular que norteia a educação e atender as necessidades da clientela local, de modo que a escola atenda às expectativas da sociedade quanto à formação dos educandos. O uso das tecnologias pode ser inserida ao currículo no desenvolvimento de projetos, que culminam ações que são desenvolvidas durante as aulas e possibilitam também a pesquisa, onde o aluno ficará diante de desafio do mundo virtual. O conteúdo trabalhado no projeto que desenvolvemos está contemplado no currículo. Com o uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem do aluno, leva também a interagir com os outros alunos a realidade da sociedade



FIQUE SABENDO

O QUE É CURRÍCULO?
  Existem várias definições para o termo currículo:
  Refere-se ao conjunto de concorrências básicas, objetivos, conteúdos, critérios metodológicos e de avaliação que os estudantes devem atingir em um determinado nível educativo.
     De modo geral, o currículo responde às perguntas: 

O que ensinar?
                          Como ensinar?
                                                   Quando ensinar?
                                                                                  Como e quando avaliar?



    O currículo, no sentido educativo, é o desenho que permite planificar as atividades acadêmicas. Desta maneira, permite prever as coisas que temos de fazer para possibilitar a formação dos educandos.
     O conceito currículo, na atualidade, já não se refere só à estrutura formal dos planos e programas de estudo, mas a tudo aquilo que está em jogo tanto no aula como na escola.
 Fonte:  http://fabiomallmann-portfolio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário