Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.
Cursistas: Alcilene Maia, Alice Silva e Darcilene Albuquerque
Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.
Cursistas: Alcilene Maia, Alice Silva e Darcilene Albuquerque
Sequência Didática: A preservação
da água
Ano: 3º, 4º e 5º
Objetivos
- Pesquisar sobre a possibilidade de faltar
água potável em nosso planeta.
- Debater sobre a preservação da água.
- Identificar pontos viáveis para preservar a água potável.
- Reconhecer e listar formas de preservar a água .
- Manusear corretamente os recursos permanente disponíveis durante a aula .
- Promover ações na escola e em casa que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.
- Debater sobre a preservação da água.
- Identificar pontos viáveis para preservar a água potável.
- Reconhecer e listar formas de preservar a água .
- Manusear corretamente os recursos permanente disponíveis durante a aula .
- Promover ações na escola e em casa que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.
Desenvolvimento
1º
Momento:
Levar para a sala de aula um micro system, falar que irão ouvir a música do cantor Guilherme Arantes “Planeta água”. Conversar sobre o assunto fazendo a interpretação oral da música e ao mesmo tempo verificando o que os alunos já sabem sobre o tema água.
2º
Momento:
Introduzir
a aula falando sobre os cuidados que devemos ter pela preservação da nossa
água, fazendo algumas perguntas como:
Será que
água vai acabar mesmo?
Em casa o
que fazemos para preservar a água? A maior responsabilidade é nossa
individualmente ou do governo? Qual tua opinião? Que ações precisam ser
desenvolvidas para garantir a qualidade e disponibilidade de água para
diferentes usos?
Propor
que reflitam sobre os usos que consomem ou comprometem os recursos da água
potável. Deixo que falem e escrevam livremente sobre esses pontos, a partir do
que já observaram ou vivenciaram.
3º Momento:
Dividir a
turma em grupos levá-los ao laboratório de informática solicitando que busquem
na internet:
A partir
do que foi coletado, os grupos expõem sua sugestões e no coletivo fazem uma lista de ações que de acordo sua a
pesquisa realizada, precisam ser feitas para a preservação água.
4º
Momento:
Após a
pesquisa fazer um momento para
socialização em sala, pedir que cada grupo confecciona um cartaz com as
sugestões coletadas e expõe para a turma, deixam fixados no corredor da escola
para apreciação das demais turmas.
Avaliação
Participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Nas conversas e na produção do cartaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário