OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h)



Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia

Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.
Cursistas: Alcilene Maia, Alice Silva e Darcilene Albuquerque

                                 Sequência Didática: A preservação da água
Ano: 3º, 4º e 5º
Objetivos

 - Pesquisar sobre a possibilidade de faltar água potável em nosso planeta.
 - Debater sobre a preservação da água.
- Identificar pontos viáveis para preservar a água potável.
- Reconhecer e listar formas de preservar a água .
- Manusear corretamente os recursos permanente disponíveis durante a aula .
- Promover ações na escola e em casa que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.

Desenvolvimento  

1º Momento:

Levar para a sala de aula um micro system, falar que irão ouvir a música do cantor Guilherme Arantes “Planeta água”. Conversar sobre o assunto fazendo a interpretação oral da música e ao mesmo tempo verificando o que os alunos já sabem sobre o tema água.

2º Momento:

Introduzir a aula falando sobre os cuidados que devemos ter pela preservação da nossa água, fazendo algumas perguntas como:
Será que água vai acabar mesmo?
Em casa o que fazemos para preservar a água? A maior responsabilidade é nossa individualmente ou do governo? Qual tua opinião? Que ações precisam ser desenvolvidas para garantir a qualidade e disponibilidade de água para diferentes usos?
Propor que reflitam sobre os usos que consomem ou comprometem os recursos da água potável. Deixo que falem e escrevam livremente sobre esses pontos, a partir do que já observaram ou vivenciaram.

3º Momento:

Dividir a turma em grupos levá-los ao laboratório de informática solicitando que busquem na internet:
A partir do que foi coletado, os grupos expõem sua sugestões e no coletivo fazem  uma lista de ações que de acordo sua a pesquisa realizada, precisam ser feitas para a preservação água.

4º Momento:

Após a pesquisa fazer um momento para  socialização em sala, pedir que cada grupo confecciona um cartaz com as sugestões coletadas e expõe para a turma, deixam fixados no corredor da escola para apreciação das demais turmas.

Avaliação

Participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Nas conversas e na produção do cartaz. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário