Por que trabalhar com os nomes próprios?
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos - Estas atividades permitem às crianças as
seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos,
identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória
da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a
quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
Algumas atividades que encontrei nos blogs que visito, olha só que interessantes!
- Lista com nome completo
- Marcar os sobrenomes iguais
- Montagem do nomes com alfabeto móvel
- Contar quantas letras tem o nome
- Identificar o nomes de acordo com as fotos.
Identificação do próprio nome
- Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula.
Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança
identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras
móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um
modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a
escrita produzida.
Identificação de outros nomes da classe.
- Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.
Cada
criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande
confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as
individuais e a coletiva.
Atividades em folhas:
• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que
comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de
letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua
esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em
fileiras contando quando há em cada uma;
- Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
- Colar os nomes na ordem alfabética.
• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se
em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.
- Lista com nome completo
- Marcar os sobrenomes iguais
- Montagem do nomes com alfabeto móvel
- Contar quantas letras tem o nome
- Identificar o nomes de acordo com as fotos.
nossa! amei essas atividades vc está de parabéns! são atividades excelente que vão me ajudar em sala de aula.nota 10 para o seu trabalho!
ResponderExcluirgostei muito, obrigada!
ResponderExcluirAmei essas atividades vc mim ajudaram bastante muito obrigado vc é 10
ResponderExcluirAchei essa atividade muito criativa.
ResponderExcluir