OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

ATIVIDADES PERMANENTES PARA TRABALHAR COM NOME PRÓPRIO E DA SALA



Por que trabalhar com os nomes próprios?

 As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos - Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.

 Algumas atividades que encontrei nos blogs que visito, olha só que interessantes!

Identificação do próprio nome 


 Dê para cada criança um cartão com o nome dela. - Apresente uma lista com todos os nomes da classe.
- Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula.
Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. 
O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. 
Identificação de outros nomes da classe.
- Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.
Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.

Atividades em folhas:
• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;
• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. 
- Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
- Colar os nomes na ordem alfabética.


• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.




 - Lista com nome completo
 - Marcar os sobrenomes iguais






     
- Montagem do nomes com alfabeto móvel
                                                              








- Contar quantas letras tem o nome









- Identificar o nomes de acordo com as fotos.                                                       

4 comentários:

  1. nossa! amei essas atividades vc está de parabéns! são atividades excelente que vão me ajudar em sala de aula.nota 10 para o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Amei essas atividades vc mim ajudaram bastante muito obrigado vc é 10

    ResponderExcluir
  3. Achei essa atividade muito criativa.

    ResponderExcluir