OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MAIS UM ANO LETIVO SE INICIA...




MAIS UM ANO LETIVO SE INICIA...
Com ele, novos desafios, novos projetos,  novas expectativas e anseios para um bom trabalho. Mesmo iniciando um pouco atrasado, devido a reforma e ampliação da escola, tenho certeza que tudo acontecerá no tempo certo, mas para isso, se faz necessária muita de dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, planejamento.
Por que tudo começa pela semana pedagógica, na qual professores, ao lado da coordenação e da gestora dedicam-se à tarefa de planejar acerca de tudo aquilo que será desenvolvido durante o ano.
Para isso estou reativando o blogger D TUDO UM POUQUINHO que passou um tempinho parado.
ENTÃO, CONTO COM VOCÊ EM MAIS ESSE ANO.

Começando... Encontrei uma dica muito boa sobre alunos pré-silábicos no blog http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br
Olha só. tem muita atividade legal
Hipótese Pré-silábica- segundo Emília Ferreiro
Subdividida em dois níveis, nessa fase, a criança não traça o papel com a intenção de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita:
a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos.
b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável.
Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.).
Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes.
Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.).
Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique atividades variadas como por exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário