AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
É fundamental que no início das aulas seja realizada uma
avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já
sabem, tornando assim, nosso ensino muito mais significativo e coerente.
Para iniciar o trabalho, logo nas primeiras semanas de aula,
os professores devem realizar “a sondagem” nas classes de alfabetização.
Organizar uma lista de palavras com o mesmo tema. A lista
deve ser iniciada com as palavras polissílabas, depois as trissílabas,
dissílabas e monossílabas, por último uma frase referente a lista
utilizada.
Como realizar a sondagem:
1- Deve ser realizada individualmente.
2- O aluno escreve
com letra bastão
3- Com a lista de 04 palavras, iniciar sempre na polissílaba
para a monossílaba.
5- As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
6- Após o ditado das quatro palavras, deve-se ditar a frase
.
7- Evitar palavras com letras contíguas (Ex: CASA – AA)
8- Não soletrar, não silabar.
9- Ditar cada palavra, pedindo a leitura imediata a cada uma
delas, o aluno vai indicando com o dedo a leitura (anotar marcas de leitura).
10- O sulfite é o recurso mais indicado para realização
desta atividade.
11- O aluno escreve do jeito que sabe, sem interferência do
professor.
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a
forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se
encontra e outras informações importantes. A cada bimestre deve ser realizada
uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.
Exemplos:
Lista de animais
DINOSSAURO
CAMELO
RATO
RÃ
Frase: O RATO SAIU DA TOCA.
|
Lista de material escolar
LAPISEIRA
CADERNO
LÁPIS
GIZ
Frase: O LÁPIS CAIU NO CHÃO.
|
A avaliação diagnóstica deve ser feita em todos os anos do
ensino fundamental I, especificamente em Português e Matemática, mas deve estar
de acordo com os conteúdos específicos de cada série.
HIPÓTESES DA ESCRITA:
As hipóteses (fases) da escrita da criança segundo Emília
Ferreiro são:
• NÍVEL 1: HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
A criança:
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear
com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma
palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve:
só ela sabe o que quis escrever;
• NÍVEL 2: INTERMEDIÁRIO I
A criança:
- começa a ter consciência de que existe alguma relação
entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números
das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade
de caracteres.
• NÍVEL 3: HIPÓTESE SILÁBICA
A criança:
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
• NÍVEL 4: HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA OU INTERMEDIÁRIO II
A criança:
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra,
numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável.
Por exemplo, CAL para cavalo.
• NÍVEL 5: HIPÓTESE ALFABÉTICA
A criança:
- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e
silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.
Não existe o nível ortográfico. Dizemos que a criança está
alfabética, mas possui dificuldades em grafar as palavras corretamente.
As atividades podem ser: cruzadinhas, agrupamentos de
palavras pela dificuldade ortográfica, jogos, uso do dicionário etc.
COMO TRABALHAR COM AS FASES DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Com sondagem das fases de
aquisição da escrita dos seus alunos, você pode desenvolver uma série de
atividades que auxiliam no confronto e avanços das hipóteses de escrita dos
alunos.
Aqui estão algumas sugestões:
ESCRITA PRE-SILÁBICA
• Iniciar pelos nomes dos
alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos
de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e
depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às
crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem
alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá
vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e
confronto dos nomes;
• Confeccionar gráficos de
colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer
estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos:
rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas,
títulos,palavras conhecidas).
• Classificar os nomes pelo som
ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as;
ESCRITA SILÁBICA
• Fazer listas e ditados variados
(dos alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de
ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).
• Trabalhar com textos conhecidos
de memória, para ajudar na conservação da escrita
• Ditado de palavras do texto.
• Análise oral e escrita do
número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
• Lista de palavras com a mesma
silaba final ou inicial;
• Escrever palavras dado a letra
inicial;
• Ligar desenho a primeira letra
da palavra;
• Usar jogos e brincadeiras
(forca, cruzadinhas, caça-palavras);
• Organizar supermercados e
feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da
turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
• Propor atividades em dupla (um
dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas,
canções, parlendas e trava-línguas.
• Produção de textos, ditados,
listas.
ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA
• Ordenar frases do texto;
• Completar frases, palavras,
sílabas e letras das palavras dotexto;
• Dividir palavras em sílabas;
• Formar palavras a partir de
sílabas;
• Ligar palavras ao número de
sílabas;
• Produção de textos, ditados,
listas.
ESCRITA ALFABÉTICA
• Investir em conversas e debates
diários.
• Possibilitar o uso de
estratégias de leitura, além da decodificação
• Considerar o “erro” como
construtivo e parte do processo de aprendizagem
• Produção coletiva de diversos
tipos de textos.
• Análise lingüística das
palavras
• Reescrita de texto(individual /
coletiva)
• Revisão de texto.
• Atividades de escrita: complete,
forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.
• Copiar palavras inteiras;
• Contar número de letra ou
palavra de uma frase;
• Pintar intervalos entre as
palavras;
• Completar letras que faltam de
uma palavra;
• Ligar palavras ao número de
letras e a letra inicial;
• Circular ou marcar letra
inicial ou final;
• Circular ou marcar letras
iguais ao seu nome ou palavra-chave.
• Produção de textos, ditados,
listas.
FONTE: Postado por
glaucerossi@terra.com.br
Como trabalhar com essas diferentes hipóteses(fases).
Aqui estão algumas sugestões:
ESCRITA PRE-SILÁBICA
• Iniciar pelos nomes dos
alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos
de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e
depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às
crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem
alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá
vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e
confronto dos nomes;
• Confeccionar gráficos de
colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer
estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos:
rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas,
títulos,palavras conhecidas).
• Classificar os nomes pelo som
ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as;
ESCRITA SILÁBICA
• Fazer listas e ditados variados
(dos alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de
ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).
• Trabalhar com textos conhecidos
de memória, para ajudar na conservação da escrita
• Ditado de palavras do texto.
• Análise oral e escrita do
número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
• Lista de palavras com a mesma
silaba final ou inicial;
• Escrever palavras dado a letra
inicial;
• Ligar desenho a primeira letra
da palavra;
• Usar jogos e brincadeiras
(forca, cruzadinhas, caça-palavras);
• Organizar supermercados e
feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da
turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
• Propor atividades em dupla (um
dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias,pesquisas,
canções, parlendas e trava-línguas.
• Produção de textos, ditados,
listas.
ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA
• Ordenar frases do texto;
• Completar frases, palavras,
sílabas e letras das palavras dotexto;
• Dividir palavras em sílabas;
• Formar palavras a partir de
sílabas;
• Ligar palavras ao número de
sílabas;
• Produção de textos, ditados,
listas.
ESCRITA ALFABÉTICA
• Investir em conversas e debates
diários.
• Possibilitar o uso de
estratégias de leitura, além da decodificação
• Considerar o “erro” como
construtivo e parte do processo de aprendizagem
• Produção coletiva de diversos
tipos de textos.
• Análise lingüística das
palavras
• Reescrita de texto(individual /
coletiva)
• Revisão de texto.
• Atividades de escrita:
complete, forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.
• Copiar palavras inteiras;
• Contar número de letra ou
palavra de uma frase;
• Pintar intervalos entre as
palavras;
• Completar letras que faltam de
uma palavra;
• Ligar palavras ao número de
letras e a letra inicial;
• Circular ou marcar letra
inicial ou final;
• Circular ou marcar letras
iguais ao seu nome ou palavra-chave.
• Produção de textos, ditados,
listas.
FONTE: cantinhoprodihene.blogspot.com
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