OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SUGESTÃO DE AULA PARA CATEQUESE II


ENTENDA O SIGNIFICADO DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Há algum tempo, o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carreira, fez um estudo aprofundado sobre a oração do Pai-Nosso e a importância de refletirmos sobre cada trecho. Ele destaca que "a confiança singela e fiel, e a segurança humilde e alegre, são as disposições próprias de quem reza o Pai-Nosso".
 Confira abaixo um resumo deste estudo e compreenda a real importância dessa oração:
"Pai Nosso"  Contém a imagem do Pai que tanto amou o mundo e deu a este o Seu único Filho. E quando da invocação de Pai, acrescentamos "nosso", porque estamos saindo de nosso individualismo e reconhecendo em todo homem a mesma dignidade de que nos glorificamos, de sermos filhos de Deus.
"Que estais no céu"  Evoca a morada do nosso Pai, o céu, a nossa pátria, nosso destino, porque o Filho desceu do céu para nos fazer subir com Ele por meio de Sua cruz e Sua ressurreição.
"Santificado seja o Vosso nome" Pedimos a Deus que Sua santidade se manifeste nos homens, que vença o pecado do mundo, que Sua luz dissipe as trevas do mal e Seu esplendor apareça com maior claridade para que todos os homens O reconheçam.
"Venha a nós o Vosso Reino" Recordamos que o Reino de Deus é justiça, paz e gozo no Espírito Santo, que os cristãos estão comprometidos a trabalhar intensamente para que os valores do Reino do Senhor sejam vividos no mundo.
"Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu" Nós somos radicalmente impotentes para cumprir a vontade do Pai, por isso devemos pedir a Ele que una nossa vontade à de Seu Filho para que possamos cumprir Seus intuitos. Unidos a Jesus e com o poder de Seu Espírito, poderemos fazer a vontade do Pai.
"O pão nosso de cada dia nos dai hoje" Chama os cristãos a assumir uma responsabilidade efetiva para com seus irmãos, principalmente diante das dificuldades sociais e materiais que abalam a sociedade.
"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
O cristão deve recordar que a misericórdia não pode penetrar em nosso coração até que tenhamos perdoado os que nos ofenderam. E negar o perdão aos irmãos é fechar o coração, mantendo-o duro e impermeável ao amor misericordioso do Pai.
"Não nos deixeis cair em tentação" Dá-nos a certeza de que a vitória sobre a tentação só é possível mediante a oração.
"Mas livrai-nos do mal" Remete a uma pessoa: "Satanás, o maligno, o anjo que se opõe a Deus", por quem o pecado e a morte entraram no mundo. O Senhor nos garantiu que só poderemos assegurar a vitória sobre o mal se nos unirmos em Jesus Cristo, porque Ele venceu definitivamente o inimigo com Sua morte e ressurreição.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?tit=Entenda+o+significado+da+ora%E7%E3o+do+Pai-Nosso&cod=2783&sob=7665




 PLANEJAMENTO SOBRE A BÍBLIA
Acolhida: Acolher os catequizandos e montar com eles um local especial sobre a Bíblia.
Sugestão:http://catequesedeeucaristia.blogspot.com/search/label/B%C3%ADblia - esta ideia da Cris Menezes é bem interessante.
Motivação (ver):
- Perguntá-los se quando queremos aprender ou descobrir alguma coisa ou conteúdo, onde procuramos (sem ser na internet)?
- Na escola, qual material é essencial para a nossa aprendizagem?
- Quando queremos pesquisar um assunto e não temos internet e nem livros, aonde vamos? Resposta: Biblioteca
Colocação do tema (julgar):
- Falar que a Bíblia é também um livro, mas um livro sagrado. E é também o livro mais conhecido do mundo, que já está traduzido para todos os idiomas oficiais e dialetos e línguas faladas pelo mundo inteiro.
- A palavra Bíblia vem do grego e significa coleção de livros (Biblioteca). Nela encontramos 73 livros, inspirados por Deus e escritos em diversas épocas.
- Os catequistas precisam estudar e passar aos catequizandos as respostas da seguintes perguntas:
  * O que é a Bíblia?
  * Quantos livros tem a Bíblia?
  * Em quais partes a Bíblia é dividida? Antigo e Novo Testamento e a divisão específica: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais, Outros Livros Históricos, Livros Proféticos, Evangelhos, Atos dos apóstolos, Cartas de São Paulo, Outras Cartas e Apocalipse.
  * Quando foi escrita a Bíblia?
  * Onde foi escrita a Bíblia?
  * Quem escreveu a Bíblia?
  * Em que língua foi escrita a Bíblia?
  * Para quê a Bíblia foi escrita?
- Ensinar aos catequizandos como ler uma citação bíblica e quais as diferenças entre as bíblias católicas e protestantes.
Ação (agir transformador):
- Fazer a dinâmica do pirulito, blog Jardim da Fé, da Cris Janeiro:
http://jardimdafe.blogspot.com/2011/09/explicando-o-que-e-biblia-para-as.html
Atividades: folhinha
Oração final: Livre

ALGUNS PASSOS PARA A LEITURA COMPROMETIDA DA BÍBLIA
   1 - Ler muito, muito, muito a Bíblia. Mastigar cada versículo. Atravessar o texto. A leitura da Bíblia, quando feita com fidelidade, vai abrindo aos poucos os nossos olhos sobre a realidade e nos levará a uma opção pelos pobre e a um compromisso mais firme com a causa.
   2 - Através dessa experiência, deixar-se conduzir pelo Espírito, procurando aprofundar cada vez mais, o conhecimento da realidade em que vivemos, refletindo o texto em comunidade.
        Para entender a Palavra de Deus é necessário criar uma abertura ao amor desse Deus que quer se comunicar com o seu povo;
        A leitura é feita não só para conhecer melhor o sentido da Bíblia, mas principalmente, para colocá-la em prática.
   3 - Procurar descobrir no texto:
     - O que o autor da história quer nos dizer;
     - Qual é a mensagem principal do texto;
     - Quais os personagens e os lugares que aparecem no texto;
     - Qual a situação econômica-social-política-religiosa e ideológica que o texto nos revela.
   4 - Ter visão de conjunto da Bíblia. Conhecer as grandes etapas da História do Povo de Israel. Ter algumas noções sobre a situação do povo daquele tempo.
   5 - Evitar a leitura fundamentalista da Bíblia, isto quer dizer, não ler o texto "ao pé da letra".
   6 - Estudar o surgimento e a formação dos livros do Antigo e Novo Testamento.
Fonte: Livro do Catequista - Fé,vida, comunidade. Ir. Mary Dozellini. Ed. Paulus

Para quê a Bíblia foi escrita?
       A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada. Três coisas animam o povo a caminhar:
      a) Contar o passado;
      b) Anunciar o futuro;
      c) Mostrar o presente;

   a) Contar o passado-    Nós não nos esquecemos do passado da nossa vida. Ficamos corajosos quando sentimos que fomos ajudados a vencer na vida. Assim também o povo de Deus (o povo da Bíblia), olhando as coisas que Deus tinha feito para ele no passado, se animava a caminhar para frente.
Os livros que falam do passado do povo de Israel chamam-se:
Pentateuco: (Lei ou Torá). São assim chamados os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis (Origem da vida e da história do povo no Egito), Êxodo (saída do Egito), Levítico ( formação de um povo santo e instruções para o culto), Números (a caminho da Terra Prometida) e Deuteronômio (segunda lei - projeto de uma nova sociedade).
Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2. São 16 os livros históricos.

b) Anunciar o futuro- Ficamos animados quando olhamos para as possibilidades que temos no futuro. Nascem em nós a esperança, a força e a coragem.
      Assim o Povo de Deus (o povo da Bíblia) se animava a caminhar para frente, quando eram colocadas, pelos profetas, as promessas feitas por Deus para o futuro.
      Os livros que falam do futuro do povo de Israel se chamam Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias,  Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. São 18, os Livros Proféticos.

c) Mostrar o presente- Ficamos felizes quando sentimos que Deus caminha conosco, na nossa vida presente e com nossos problemas.
       Assim aconteceu com a Bíblia quando começou a caminhar com Deus. Olhava não só o passado, nem só o futuro, mas também o presente, buscando soluções para seus problemas.
     Tudo isto está escrito nos Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico. São 7, os Livros Sapienciais.
     " Com efeito, tudo o que foi escrito, anteriormente, foi escrito, anteriormente, foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela constância e consolação que provêm das Escrituras, possuamos a esperança". (Rm 15,4)
      Cristo é a luz que ilumina o passado, o presente, e o futuro. Fazendo referência a Ele, podemos entender a mensagem da Bíblia hoje.
Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade - Ir. Mary Donzellini - Ed. Paulus

FONTE: http://sementesdeassis.blogspot.com.br/2010/09/atividade-biblioteca-da-biblia.html
         
                     COMO PROCURAR E ENCONTRAR UMA CITAÇÃO BÍBLICA
     As citações têm sempre a seguinte ordem:
O título do livro (abreviado), capítulo e versículo. Ex: Jo 10,10 = lê-se assim: Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10. 
A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo:(Jo 6,50 = Evangelho de João, capítulo 6, versículo 50).
O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos. 

Neste caso lê-se o(s) número(s) que vem antes e depois do ponto: (Jo 1,3.9 = Evangelho de João, capítulo 1, versículos 3 e 9). 
O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro: (Jo 17,20-26 = Evangelho de João, capítulo 17, versículos de 20 a 26); também pode indicar uma seqüência de capítulos: (Jo 17,20-18,12 = Evangelho de João, do capítulo 17, versículo 20 até o capítulo 18, versículo 12).
O ponto e vírgula ( ; ) separam uma citação de outra: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo 5 do capítulo 1 e o versículo 14 do capítulo 16. 
Ou um livro de outro: Jo 1,5;Mt 1,22 = neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e outra no Evangelho de Mateus.
Um esse ( s ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado: Jo 1,5s = Evangelho de João, capítulo um, versículos cinco e seguinte, 6. ou seja, Jo1,5s = Jo 1,5-6.
Dois esses (ss) indicam os versículos seguintes ao citado, até onde se fizer necessária a citação.
Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. EX: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo depois da citação é b, deve-se ler a segunda parte do versículo e quando é c, lê-se a terceira parte do versículo (isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases).
Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Ex: Jd 3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o numero que vem logo após a indicação do livro é a indicação do capitulo.
Ex: Jo2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de João.



Nenhum comentário:

Postar um comentário