OLÁ!

Este é um cantinho, que está sempre em construção, buscando melhorar a cada dia... Para isso, vou coletando informações na net, copiando o que achar interessante, compartilhando aqui, formando assim um cantinho especial , onde você possa encontrar D-TUDO UM POUQUINHO.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O que não pode faltar na sala de aula?



MATERIAL PEDAGÓGICO
O que não pode faltar na sala de aula?

1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visível)
Objetivos:
Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)
Reconhecimento de numerais.
Representação de numerais em sequência.
Noção de antecessor e sucessor.
Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).
                                                     Resolução de situações problema.


 2- Cartaz de Frequência
Objetivos:
Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.
Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.
Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.
Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.
Ressaltar a importância de cada aluno no grupo.



3- Ficha de numerais (material para cada aluno).
Objetivos:
Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.
Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.
Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).



4- Cartaz "Quantos Somos"
Objetivo:
Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.





5- Cartaz de Sequência numérica
Objetivos:
Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).
Visualização para assimilação da sequência numérica.
Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).
Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.


6- Alfabeto móvel
Objetivo:
Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.






7- Alfabeto de parede
Objetivo:
Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.






8- Ficha do nome completo
Objetivos:
Desenvolver atividades referentes ao nome próprio.
Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.
Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.







9- Material para leitura (revistas e livros)
Objetivos:
Desenvolver atividades que envolvem recortes.
Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.
Desenvolver projetos de leitura.





10- Material para contagem
Objetivos:
Resolução de problemas matemáticos.
Representação de quantidades.
Desenvolver a noção de adição e subtração.
Relacionar número e numeral.



 
11- Cartaz dos aniversariantes do mês
Objetivos:
Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).
Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento). Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.
Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).
Reconhecimento de numerais.
Construção do conceito de números (quantidade).
Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.
Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.
Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.

 
12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)
Objetivos:
Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais. Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Obs.: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.



13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)
Objetivos:
Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.
Organização dos planejamentos diários.
Registro do desenvolvimento dos alunos.



14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo
Objetivos:
Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.
Proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.

Fonte: http://proportoseguro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário